terça-feira, outubro 21, 2008

De volta aos "Porquês"

Confesso que estou um pouco sem criatividade para escrever, principalmente sobre factos ou opiniões minhas.Ontem reflecti sobre isso e a conclusão a que cheguei é que estou a passar pela fase dos "porquês".O pior é que eu sempre ouvi dizer que esta fase acontece por volta dos 7 anos de idade.Ora não sei se passei por essa fase aos meus 7 anos ou não (tenho de confirmar com os meus pais), mas o que é facto é que 20 anos depois voltei aos porquês. Mas desta vez não é bem o porquê das coisas...é mais o "será que".Fui assaltada por uma onda de relatividade que me complica as ideias.De repente, não há absoluto.Não há certezas nem convicções.Eu não tenho a certeza de nada.Dou por mim a questionar e a relativizar tudo, do mais complexo ao mais insignificante. Será mesmo tudo o que parece?E eu detesto falar sobre o que não sei, prefiro ficar calada.Então acabo por falar mais de emoções/sensações. Se físicas, ainda melhor, porque são mais fáceis de abordar.Dou por mim a começar a maioria das minhas frases com "eu sinto" ou "eu penso", muito mais que "eu sei".E isso incomoda-me. Faz-me sentir que nada sei.Cheguei também à conclusão que esta minha incerteza de tudo se deve principalmente ao conhecimento e experiência de vida (por mais pequenos que sejam) que fui adquirindo ao longo da minha vida.Coisas que me ensinaram, coisas que vi, coisas que senti, coisas que aprendi sozinha.Quanto mais se sabe mais complicado fica gerir toda essa informação.De repente, parece até que tenho uma ausência brutal de modéstia, afirmando que sei mais que os outros. Mas não foi isso que eu disse.Saberei talvez até menos que a maioria das pessoas da minha idade, a diferença é que talvez eles saibam gerir essa informação,e eu estou com dificuldades.São centenas de peças de Puzzle que não consigo encaixar umas nas outras!!
Ufa!! Espero que seja apenas uma fase......porque assim não se acredita em nada, e isso é terrível!

Sem comentários: